quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Coca-Cola

A criação de embalagens comemorativas tem sido prática recorrente no mercado de refrigerantes, principalmente quando se fala de Pepsi e Coca-Cola. A linha de latinhas da vez é de autoria da Coca e é uma homenagem ao verão no hemisfério norte. Para prestar tal homenagem, a marca redesenhou cinco latas em que foram inseridas ilustrações de ícones típicos do verão.
Os desenhos são um óculos de sol, uma bola de praia, uma prancha de surf, uma churrasqueira de barbecue e estrelas que remetem à bandeira americana, em homenagem ao feriado de 4 de julho. Essas ilustrações também serão utilizadas no merchandising de uma campanha realizada pela Wieden + Kennedy, em displays de lojas, camisetas, bonés, toalhas de praia, etc.

Irmãos Campana

Conhecidos como Irmãos Campana, os designers brasileiros Fernando e Humberto Campana apresentaram um novo projeto em parceria com a Lacoste durante a Paris Fashion Week. A dupla foi convidada para fazer uma releitura da clássica camisa pólo e assinar uma edição limitada que interage com o jacarezinho, tradicional logo da marca. A inspiração em jacarés é recorrente no trabalho da dupla, como é o caso da Alligator Chair, uma cadeira que se inspira no modo como esse animais se amontoam uns sobre os outros em seu habitat.

Thomas Heatherwick

A Exposição Mundial de 2010 será sediada na China, com o tema “Better City - Better Life”. Como nas feiras mundiais cada país tem o costume de construir sua própria instalação, o Reino Unido fez um concurso para escolher quem iria representá-lo. O projeto vencedor foi criado pelo estúdio Thomas Heatherwick e é um pavilhão de seis andares “perfurado” por 60 mil varas suspensas que custou aproximadamente de 19,5 milhões de dólares.

Kisho Kurokawa

Uma das construções mais importantes do Movimento Metabolista japonês está prestes a ser destruída. Criada por Kisho Kurokawa, ela está inserida dentro das visões urbanistas do pós-guerra que pintavam cidades rápidas e funcionais, com construções flexíveis e utilitárias. A Capsule Tower, é formada por uma série de blocos que podem ser rearranjados, adicionados ou retirados da estrutura de acordo com a necessidade de utilização, servindo como dormitórios ou escritórios.

Makedo

Makedo é uma nova marca de peças, que servem para construir e montar coisas. Extremamente simples, é composta de três ítens (um conector, uma dobradiça e uma ferramenta multifuncional), que permitem montar objetos, decorações e construções modulares. Interessante para designers, as engenhocas podem ajudar a inventar protótipos, mockups, e testar a funcionalidade de tais. Ao mesmo tempo, também é instigante para adultos e a crianças, porque desenvolve noções espaciais de estrutura, conexão e mecânica. O projeto inicial, que esteve em exposição no Royal Exhibition Building, tem lançamento previsto para a primavera desse ano.

Sara Moli Newton Applebaum

Sara Moli Newton Applebaum é uma artista que cria obras multi-coloridas com tricô, tecidos e afins. Ela trabalha com formas geométricas abstratas e uma ordem que beira o aleatório. Essa pseudo-ordem faz com que cada peça pareça orgânica, surgida do nada, lembrando muitas vezes uma espécie de floresta artificial.

Em dezembro, Sara vai expor em Berlim na Pool Gallery

Caleidoscópio

O escritório de arquitetura japonês Emmanuelle Moureaux Architecture + Design desenvolveu a exposição “Caleidoscópio“, que exibe uma cor diferente a cada mês, como amarelo, vermelho, verde, azul ou preta. A combinação de diferentes tonalidades é destinada a redescobrir as cores comuns. O espaço foi criado para ser escritório e showroom da Nakagawa Chemical Inc., famosa fabricante de adesivos coloridos semi-transparentes.

Visiondivision

O escritório de design sueco Visiondivision está envolvido no projeto Cover Up, parte de um grande movimento para melhorar diversas centrais de uma empresa de energia.

Durante o dia, a fachada dificilmente será visível, tornando-o puro, branco. À medida que o sol se põe, as luzes coloridas que iluminam selecionadas imagens vão transformando o edifício em uma enorme obra de arte luminosa.

Design & Arte: Sweatshoppe

http://www.sweatshoppe.org/

Design & Responsabilidade Social: Medellín

Medellín, na Colômbia, ja foi sinônimo de violência e drogas. Tudo mudou com um projeto revolucionário que uniu participação social, arte, educação, segurança, entre outros. Um dos pontos altos do projeto foi a abordagem dada para o design, que acaba de receber o Curry Stone Design Prize 2009.

Diferente do que se costuma fazer, a renovação da cidade não ficou restrita a apenas algumas regiões e os projetos arquitetônicos mais bonitos foram destinados para as areas mais pobres.

Alejandro Echeverri foi o arquiteto responsável pelo planejamento urbano.

Os numeros atestam o sucesso do empreendimento da dupla: as mortes caíram de 381 mortos para cada 100,00 habitantes em 1991 para 28 para cada 100,000 habitantes em 2004. Bem abaixo de cidades como Rio de Janeiro, Washington, Cali, Caracas, San Salvador, entre outras.
Para saber mais sobre o processo de renovação da cidade Medellín basta acessar o site Laboratorio Medellin.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

33ª Mostra Internacional de Cinema

Boderline, Lyne Charlebois
Metropia, Tarak Saleh
American Swing, John Hart & Matthew Kauffman

No último domingo (18), assisti a três filmes da mostra, comecei pelo canadense Boderline, de Lyne Charlebois na Galeria Olido, a primeira cena já causou impacto na platéia com a personagem Kiki nua, derramando vinho por seu corpo com a trilha do The Who - I Just Don't Know What To Do.
No Cine Bombril assisti a animação Metropia, do sueco Tarik Saleh, relatando a Europa num futuro distante. Achei genial alguns elementos tecnológicos como o celular não serem evoluídos e sim parecerem com os usados no começo dos 90'S, e a magnífica história de amor entre dois personagens. No final da seção o diretor participou de um bate papo com o público.
Para fechar o domingo com chave de ouro, assisti no mesmo local o documentário fenomenal American Swing, dos diretores john Hart e Matthew Kauffman, mostrando a efervecência do club de swing Plato's Retrait em 77's no porão do edifício Ansonia, em Nova York, comandado pelo ex dono de frigoríficos Larry Levenson, que abria suas portas para que casais fossem dançar, nadar e fazer swing, causando uma revolução!!!

Nick Knight

Dos punks às imagens em movimento, Nick Knight lança nesta terça-feira (27) livro que registra a moda de nosso tempo.


Detalhes do "Maison Martin Margiela"


Está marcado para o fim de outubro o lançamento do livro "maison Martin Margiela", com mais de 400 fotos e artigos sobre os 20 anos da marca, entre os colaboradores a editora da "Vogue" francesa, Carine Roitfeld.

sábado, 24 de outubro de 2009

Research Facility

chocolate research facility - marca e “concept boutique-cum-cafe” de chocolates. eles tem mais de 100 sabores, não sei o gosto, mas se forem tão bons quanto as embalagens (e a loja), devem ser maravilhosos!






Rock Chic Design

luciana araujo vive e trabalha em são paulo. formada em artes pela faap, pinta, desenha, ilustra e também desenvolve peças para sua marca rock chick design. impossível não ser levado para o mundo negro, mágico e encantador de luciana,com sua temática meninas-bichos-rock and roll.



pantone on-line


my milky toof

blog que virou um livro super fofo que conta as aventuras de um par de dentes de leite que um diam voltam para a vida de seu/sua antigo/a dono/a e fazem muitas bagunças pela casa. de cortar os pulsos de tão fofo. pelo blog, dá para acompanhar várias aventuras dos dentes de leite e pra quem tiver sorte, daqui a pouco, eles vão vender online os livros que sobraram de uma feira de editores independentes de são francisco.



Vichy

Uma dica para os homens de 18 a 35 anos que sofrem com a queda de cabelo prematura: um tratamento em spray chamado Dercos Energy, desenvolvido pela Vichy.

O produto associa o Aminexil®, uma molécula de referência testada sob controle médico, ao Ginseng, reconhecido ativo antioxidante derivado.

Mais informações pelo telefone: 0800 701 1552.

Timothy Oulton

A Ikea pensou nisso e criou o Mayfair Steamer Secretary Trunk. Criada por Timothy Oulton, conhecido antiquário e designer de móveis a peça é toda feita à mão. Dentro você encontrará o mobiliário necessário para montar seu escritório onde bem entender.

Lanchonete da Cidade

Com inspiração nos sabores britânicos, a Lanchonete da Cidade desenvolveu o Cooper Burguer, o hambúrguer de 180 gramas, temperado com molho inglês e recheado com cheddar, relish de pepino e mostarda inglesa.

O lanche é uma homenagem ao charmoso e tradicional Mini Cooper.
* E quem saborear o novo Cooper Burguer vai ganhar um cupom com direito a test-drive no charmoso modelo, um jogo americano no melhor estilo londrino, além de um desconto na aquisição de produtos da coleção Mini Lifestyle na concessionária Mini Caltabiano, em São Paulo.

National Portrait Gallery

A exposição no National Portrait Gallery, que comemora os 60 anos de Twiggy - ícone da moda e do país.
* A mostra reúne imagens clássicas da modelo feitas por grandes nomes da fotografia, como Barry Lategan, Cecil Beaton, John Swannell, Terry O'Neill e Linda McCartney, além de fotos recentes tiradas por Bryan Adams e Solve Sundsbo.

* E também faz parte do pacote o livro "Twiggy: A Life in Photographs" que dá nome a exposição e reúne mais de 100 imagens com comentários da própria modelo, amigos e profissionais da moda

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Keith Haring

Isabeli na capa da Vogue paris de Novembro.

A inspiração da maquiagem neste caso foi Keith Haring

DIOR


A foto de cima é a original de Alain Delon.
A outra é a publicidade do perfume Eau Sauvage do Dior.

DANNY SANGRA CRIA T-SHIRTS PARA LEVI’S®

Depois do sucesso de parcerias com artistas como Klaus Haapaniemi, Lennard Schuurmans, Luke Insect, Robert Geller, Jean Paul Gaultier e Damien Hirst, a Levi’s® apresenta o novo participante do projeto Colaboration Tees, o designer gráfico e ilustrador espanhol Danny Sangra, conhecido por seus grafites, capas de CD’s e os desenhos que desenvolveu para a grife Marc Jacobs.

Para a Levi’s®, Danny criou dois modelos masculinos e dois femininos de t-shirts que estarão disponíveis nas lojas Levi’s® de todo o mundo. Além da camiseta, o designer criou um kit de luxo contendo a camiseta com sua caixa correspondente e seis postais, tudo ilustrado por Danny Sangra.

Graduado na escola de Arte Central St. Martins, de Londres, o artista começou sua carreira criando murais para lojas, fazendo evoluir suas ilustrações do imaginário mais figurativo e as idéias mais abstratas, até criar seu estilo pessoal. Artista de mil facetas, sua arte abrange ilustração, desenho gráfico, colagens e moda. Danny já trabalhou com clientes como Marc Jacobs, Sony, BBC, Virgin, Channel 4, Orange e outros. É, sem dúvida, um dos criadores em maior evidência no cenário artístico europeu.

François Truffaut

O diretor, crítico de cinema e ator francês François Truffaut, um dos criadores da Nouvelle Vague e referência permanente para cineastas, morreu há 25 anos.

O cineasta francês François Truffaut, cuja morte faz 25 anos

Neste dia 21 de outubro, se completa o primeiro quarto de século da morte de Truffaut (1932-1984), uma das grandes figuras da Nouvelle Vague, profunda revolução cinematográfica que teve origem na França há 50 anos.

Truffaut, que foi sensação no Festival de Cannes em 1959 com sua obra prima, "Os Incompreendidos", e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro com "O Último Metrô" (1980), faz parte de um grupo de diretores que são referências absolutas para cinéfilos e cineastas.

Alguns historiadores consideram o autor de "Uma Mulher para Dois" (1962), "Domicílio Conjugal" (1970) ou "Na Idade da Inocência" (1976) "o grande estilista" da Nouvelle Vague, frente a Jean-Luc Godard e Alain Resnais.

Como corresponde a um admirador do grande cinema americano, foi diretor de delicadeza e elegância. Também é considerado um verdadeiro romântico por especialistas como o historiador e catedrático de artes visuais Román Gubern.

Em sua opinião, de todos os diretores franceses modernos Truffaut era o que tinha "um olhar mais mole sobre o ser humano, mais cálido".
da Efe, em Paris

Federico Fellini

O cineasta italiano Federico Fellini e seu universo onírico serão celebrados em Paris numa grande exposição que abre as portas nesta terça, no museu Jeu de Paume, depois de quatro anos de trabalho.
Intitulada "Fellini, o grande desfile", a mostra - que festeja "Il Maestro" (1920-1993) e seu mundo - "é a primeira grande exposição mundial consagrada ao cineasta (...)", afirma o curador, Sam Stourdzé.
O italiano Federico Fellini, que será tema de exposição em Paris
Filme: A Estrada da Vida
A exposição no Jeu de Paume, um museu situado no jardim das Tulherias, é totalmente visual, reunindo 400 peças, entre elas fragmentos de películas, vídeos, fotografias, cartazes, desenhos, revistas e entrevistas filmadas, muitas delas inéditas.

No centro da mostra, de cuja organização participou também a Cinemateca francesa e o Instituto cultural italiano de Paris, está, sua obra-prima, "La Dolce Vita" (1960), uma radiografía da sociedade romana da época, e que celebra seu 50º aniversário no próximo ano.

Segundo o curador, a ambição da mostra, que terminará no dia 17 de janeiro próximo, é iluminar "o processo de criação do cineasta", além de decifrar "a construção de suas imagens".
Filme:A Doce Vida
Quer adentrar-se e descobrir as obsessões e fantasmas de Fellini, e "as fontes que alimentaram sua imaginação", entre elas a infância, as mulheres, o inconsciente, acrescenta.


Filme: Roma

Filme:Cidade das Mulheres
Além da mostra no Jeu de Paume, Fellini é objeto de uma homenagem na Cinemateca francesa, "Tutti Fellini", que programa até dezembro de 2009 uma retrospectiva integral da obra do cineasta, que deixou para a posteridade uma verdadeira antologia através de filmes inesquecíveis como "La Strada", "Amarcord", "8 e 1/2".

da France Presse, em Paris