quinta-feira, 22 de outubro de 2009

François Truffaut

O diretor, crítico de cinema e ator francês François Truffaut, um dos criadores da Nouvelle Vague e referência permanente para cineastas, morreu há 25 anos.

O cineasta francês François Truffaut, cuja morte faz 25 anos

Neste dia 21 de outubro, se completa o primeiro quarto de século da morte de Truffaut (1932-1984), uma das grandes figuras da Nouvelle Vague, profunda revolução cinematográfica que teve origem na França há 50 anos.

Truffaut, que foi sensação no Festival de Cannes em 1959 com sua obra prima, "Os Incompreendidos", e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro com "O Último Metrô" (1980), faz parte de um grupo de diretores que são referências absolutas para cinéfilos e cineastas.

Alguns historiadores consideram o autor de "Uma Mulher para Dois" (1962), "Domicílio Conjugal" (1970) ou "Na Idade da Inocência" (1976) "o grande estilista" da Nouvelle Vague, frente a Jean-Luc Godard e Alain Resnais.

Como corresponde a um admirador do grande cinema americano, foi diretor de delicadeza e elegância. Também é considerado um verdadeiro romântico por especialistas como o historiador e catedrático de artes visuais Román Gubern.

Em sua opinião, de todos os diretores franceses modernos Truffaut era o que tinha "um olhar mais mole sobre o ser humano, mais cálido".
da Efe, em Paris

Nenhum comentário: