quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Federico Fellini

O cineasta italiano Federico Fellini e seu universo onírico serão celebrados em Paris numa grande exposição que abre as portas nesta terça, no museu Jeu de Paume, depois de quatro anos de trabalho.
Intitulada "Fellini, o grande desfile", a mostra - que festeja "Il Maestro" (1920-1993) e seu mundo - "é a primeira grande exposição mundial consagrada ao cineasta (...)", afirma o curador, Sam Stourdzé.
O italiano Federico Fellini, que será tema de exposição em Paris
Filme: A Estrada da Vida
A exposição no Jeu de Paume, um museu situado no jardim das Tulherias, é totalmente visual, reunindo 400 peças, entre elas fragmentos de películas, vídeos, fotografias, cartazes, desenhos, revistas e entrevistas filmadas, muitas delas inéditas.

No centro da mostra, de cuja organização participou também a Cinemateca francesa e o Instituto cultural italiano de Paris, está, sua obra-prima, "La Dolce Vita" (1960), uma radiografía da sociedade romana da época, e que celebra seu 50º aniversário no próximo ano.

Segundo o curador, a ambição da mostra, que terminará no dia 17 de janeiro próximo, é iluminar "o processo de criação do cineasta", além de decifrar "a construção de suas imagens".
Filme:A Doce Vida
Quer adentrar-se e descobrir as obsessões e fantasmas de Fellini, e "as fontes que alimentaram sua imaginação", entre elas a infância, as mulheres, o inconsciente, acrescenta.


Filme: Roma

Filme:Cidade das Mulheres
Além da mostra no Jeu de Paume, Fellini é objeto de uma homenagem na Cinemateca francesa, "Tutti Fellini", que programa até dezembro de 2009 uma retrospectiva integral da obra do cineasta, que deixou para a posteridade uma verdadeira antologia através de filmes inesquecíveis como "La Strada", "Amarcord", "8 e 1/2".

da France Presse, em Paris

Nenhum comentário: