quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lost Constellations

Em agosto, a convite da Choque Cultural, Tara McPherson vem ao Brasil, numa residência de sete dias, para produzir uma instalação especial na sua exposição. Vem, também, para desenvolver várias atividades com o público brasileiro: vai produzir gravuras exclusivas com a Editora Choque Cultural (em lambe-lambe, lithografia e silkscreen com aquarelado a mão), fazer workshop com artistas brasileiros, aproveita para também lançar seu livro novo de ilustrações “Lost Constellation: The Art of Tara McPherson Vol II” (Dark Horse).
Ilustradora de mão cheia ficou conhecida pelos posters de Beck, Depeche Mode, Modest House, Melvins, e do filme “Juno”.

Exposição: White Feather


Figura emblemática da história da cultura mundial, o beatle John Lenon, assassinado em Dezembro de 1980, é relembrado por sua ex-esposa, Cynthia, e seu filho, Julian, nesta exposição que ocorre no museu The Beatle Story. São diversas fotos de John e sua trajetória familiar, desde o casamento com Cynthia, passando pelo nascimento de seu filho e culminado na separação do casal.

Liverpool, até 31 de Dezembro

Bar potátil

Perfeito para garantir o combustível do jantar intimista e se entregar a preguiça típica do inverno, esse miniclimatizador da Azzurro esquenta, refrigera e funciona como CD player.


www.azzurro.com.br

100 anos de L'Oréal


cartaz do primeiro óleo de bronzear Ambre Solaire


A L'Oréal, maior indústria de cosméticos do planeta revolucionou os padrões de beleza no último século, acaba de completar 100 anos.
Hoje a L'Oréal está presente em 130 países e tem 25 marcas internacionais entre elas Kérastase, Shu Uemura e La Roche Posay.
Os produtos sempre foram acompanhados por fortes campanhas publicitárias.

Museu de Arte Brasileira


Será inaugurada no próximo mês na Faap, a mostra "Trajes de Cena, com figurinos para teatro, balé e ópera de Christian Lacroix.

DE 24 de Agosto a 1 de Novembro

Orgânico e Pioneiro


Exposição no Guggenheim homenageia Frank Llody Wright, autor do prédio do museu, que revolucionou o jeito americano de morar.

Robert Astley Sparke para THELURE

making of Thelure






Sob as lentes do fotógrafo inglês Robert Astley Sparke, a new face Sofia Fanego estrela a campanha de verão 2010 da Thelure - http://www.thelure.com.br/, marca paulistana das proprietárias Luciana Faria e Stella Jacinto.
Sparke, que faz trabalhos para as principais revistas do mundo, como Vogue, Elle, Marie Claire, Style.com, leva sua pegada sofisticada com toque rebelde para as fotos, pois o inglês é craque em clicar bandas que flertam com esse perfume que as meninas hoje amam - glamour X rebeldia.
Franz Ferdinand, Coldplay, Kasabian foram alguns dos retratos por ele que está em estada indefinida no Brasil e confessa que sua maior paixão, além das fotos, claro, é viajar e conhecer novos lugares, pessoas e culturas.

Michel Gondry

O cineasta Michel Gondry já tinha vindo ao Brasil quatro vezes - todas a São Paulo. Agora finalmente o diretor francês conheceu o Rio de Janeiro. Veio no mês passado, ficou três dias e partiu. Por alguma razão sente-se rejeitado pelo oceano. Gosta mais das montanhas. Mas o bom é que o Rio tem os dois. Ele veio para a exposição "Rebobine, por favor" em cartaz no CCBB - RIO. Os visitantes participam de workshops e depois fazem filmes - são 13 cenários.


Um de seus filmes brasileiros prediletos é um dos meus também, "São Paulo S/A" ( de Luis Sérgio Person). Acabou de dirigir "Sonhando Acordado", inédito no Brasil, com Gael Garcia Bernal e Charlotte Gainsbourg, time perfeito!

Michel, teve uma namorada brasileira, "amiga da turma", que conheceu no Bar Secreto, em São Paulo, por alguns meses. Mas por ela não falar inglês e ele não fala português, assistiam muitos filmes com legenda, uma maneira de tentarem se comunicar. Usavam um programa de computador chamado partner. Você escreve a frase e ele traduz. Mas gente, devia ser muito bizarro, ele dizia "bush" (gíria para pelo pubiano feminino) e o programa traduzia "arbusto"...hahahahahahahahahaha. Apesar da "amiga da turma" ser ótima e querida, não existia comunicação e não deu para continuar.

CCBB - RIO

História de Vanguarda da Imagem


Mostra no CCSP marca os 70 anos do Foto Cinema Bandeirante, que reuni criadores de poética ousada em seu início.

Para comemorar os 70 anos do Foto Cine Club Bandeirante, fundado em São Paulo em 1939 e que reuniu entre seus participantes nomes de peso como German Lorca, Thomaz Farkas, Eduardo Salvatore, Geraldo de Barros e José Yalenti, o CCSP apresenta exposição com 124 imagens feitas por 48 fotógrafos para marcar a data redonda e perpassar a história do grupo ou instituição. Eles sairam à procura de novas formas, novas linguagens, novas fronteiras, o assunto era a própria fotografia como linguagem, o que para época não era pouca coisa, diz a curadora da mostra Mônica Caldiron.

*Foto Cine Clube Bandeirante. CCSP
Grátis. Até 30/08

A memória dos esquecidos



Em primeira exposição "brasileira" o fotógrafo checo Jindrich Streit retrata o cotidiano do mundo camponês em seu país, dando a ele uma identidade, como fez Walker Evans na Depressão americana.

Está em cartaz, a mostra Jindrich Streit no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, trazendo 55 imagens registradas em diferentes épocas desde os anos 1970, quando começou a expor - e já são mais de 600 mostras desde então.

Jindrich Streit, vai viajar pelo Brasil em busca dos imigrantes checos aqui instalados. E eles não são poucos: 500 mil checos e descendentes, espalhados principalmente pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul.

Serviço
*Jindrich Streit . IMS
Rua: Piauí, 844
Grátis. Até 16/08

Mundo de Chaplin


Em 2009 Charlie Chaplin completaria 120 anos de idade - e quem ganha são os apaixonados pela Sétima Arte. Está prevista para o primeiro semestre de 2010 a inauguração do Museu Chaplin, em Vevey, Suiça. A antiga mansão onde o ator, diretor e músico britânico viveu suas últimas décadas contará a vida e obra do astro do cinema mudo, através da exposição de objetos pessoais e artísticos, exibição de filmes, recriação de cenários criados pelo cineasta e ambientes 3D. Um giro pelo mundo em preto-e-branco que marcou a .história do cinema

TELA QUENTE

Michel Boyer


Jean Dubuffet

Para quem gosta de artes plásticas, muitas opções interessantes nesse mês:

*Ano da França no Brasil

Michel Boyer, design francês, presidente da Societé des Artistes Décorateurs, no Museu Nacional da Repúbluca ( DF) e no conjunto Cultural da Caixa (RJ) e Jean Dubuffet, que é considerado o maior artista do país da segunda metade do século XX, com 84 obras expostas no Instituto Tomie Ohtake (SP).